top of page

Arquitetura Sustentável

  • Foto do escritor: Tiny Home BR
    Tiny Home BR
  • 28 de jul. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 23 de jul. de 2024

Você sabe o que é arquitetura sustentável? E qual a sua importância para o desenvolvimento sustentável?


O ramo da construção civil é responsável por grande parte dos impactos ambientais no mundo. Nesse contexto, o desenvolvimento sustentável na arquitetura busca otimizar a gestão do uso de recursos, materiais, mão de obra e tempo em uma construção, e reduzir os impactos econômicos, sociais e ambientais, gerados por uma construção sem um planejamento adequado.


Arquitetura Sustentável

Quando falamos em arquitetura sustentável, estamos nos referindo como base ao tripé do desenvolvimento sustentável, que busca gerir os setores ambientais, sociais e econômicos. Esse conjunto torna a arquitetura sustentável viável através de um planejamento estratégico vinculado aos elementos desses setores, buscando otimizar recursos e minimizar riscos e possíveis impactos.


A arquitetura sustentável é projetada pensando nas necessidades das pessoas e na paisagem em que está inserida, dentro do contexto ambiental, social e econômico.

Confira algumas vantagens proporcionadas pelas estratégias inseridas na arquitetura sustentável.


Preservação ambiental


A preservação ambiental é uma das principais ações geridas pela arquitetura sustentável, com o objetivo de conservação da vida, tanto diretamente, como na sua integração com a paisagem em seu entorno, e também, indiretamente, como na utilização de materiais de baixo impacto ambiental.


Um bom planejamento de projeto e gestão de uma edificação sustentável, busca reduzir os impactos ambientais, como poluição, geração de entulhos e desperdício de produtos utilizados em uma edificação, e otimizar o uso racional e consciente dos recursos naturais, potencializando a autonomia da edificação, utilizando recursos renováveis ao seu favor.


Qualidade de vida


Além da preservação ambiental, é importante pensar na qualidade de vida dos ocupantes da edificação, assim como, a integração com o contexto socioambiental em que está inserida, de forma a contribuir positivamente na qualidade de vida de todas as pessoas envolvidas.


Nesse caso, os projetos são preparados para proporcionar uma qualidade de vida aos seus ocupantes, através de ambientes construídos mais sustentáveis e acolhedores, preocupando-se com o conforto ambiental, ergonomia, renovação e qualidade dos recursos naturais existentes, assim como, nos impactos positivos dessas estratégias na saúde física e mental e o bem-estar das pessoas.


Eficiência


Uma edificação sustentável geralmente é eficiente, pois são utilizadas estratégias que unem e aproveitam recursos renováveis, compartilhados pela natureza, utilizando-os á favor do meio ambiente e da própria construção.


Uma das estratégias é o aproveitamento dos recursos naturais existentes, como a luz solar, o vento, as plantas e a chuva, realizado através de tecnologias e estratégias, como captação da energia solar para utilizar na edificação, tratamento e reaproveitamento da água da chuva, utilização da iluminação e ventilação natural, e outros recursos que beneficiem a paisagem construída e a natural.


Economia


A estratégia do setor econômico inserido na arquitetura sustentável, está baseado em um sistema de consumo inteligente, como por exemplo, pensar no ciclo de vida dos materiais utilizados e no retorno financeiro proporcionado pelas estratégias sustentáveis adotadas na edificação.


Além disso, essas estratégias tem como objetivo reduzir os custos de operação e manutenção, através das fontes renováveis utilizadas, como energia limpa e reciclagem de água, contribuindo assim, para a economia no uso de infraestrutura da edificação.


Viabilidade socioambiental


Um dos princípios da arquitetura sustentável, é integra-la ao contexto socioambiental existente, buscando conhecer também as necessidades da vizinhança, proporcionando certa autonomia gerida pelas estratégias sustentáveis adotadas.


Nesse contexto, a viabilidade socioambiental está inserida na conscientização referente ao desenvolvimento sustentável e sua importância na sociedade moderna, com o objetivo de potencializar uma cultura mais sustentável na sociedade.


Investimento


O mercado imobiliário está cada vez mais competitivo e exigente. Nesse contexto, há uma boa valorização de edifícios sustentáveis no mercado imobiliário, pois torna-se um diferencial em relação as edificações tradicionais.


Além disso, os benefícios gerados pela arquitetura sustentável também é valorizado, baseado na eficiência e autonomia gerada pela utilização das estratégias sustentáveis.


Diante dos impactos negativos gerados pelo ramo da construção civil, o desenvolvimento sustentável na área assume um papel importante e necessário para a sociedade atual e futura. E você, o que acha do desenvolvimento sustentável na arquitetura?


Se gostou do conteúdo, compartilhe esse post, assim, você colabora para que esse tipo de informação atinja mais pessoas.

Comments


  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube

©2023 por TINY HOME

bottom of page